domingo, 15 de maio de 2022

Feliz aniversário!

Hoje essa baixinha faz 5 anos. Quando nasce um novo ser, Deus nos dá a oportunidade de nascer, renascer, recomeçar. Nasce uma mãe, um pai, avós, amigos, novos primos, tios, nasce um pequeno novo mundo que, através daquele bebezinho, ganha uma nova chance de fazer diferente, de ser melhor, de amar mais, ressignificar eventuais dores, progredir, renovar a fé. Maria é nosso presente divino, nossa esperança num mundo melhor, nossa dose de divindade. Quando eu a vi pela primeira vez, senti o amor de Deus por mim e por todos que tanto a desejaram, tanto esperaram e tanto rezaram para que ela estivesse ali. E foram tantos, tantos! Nessa jornada até a sua chegada tivemos percalços, mas tudo valeu a pena quando aquele corpinho molinho e quentinho foi colocado um meu peito, quando vi a alegria estampada nos olhos do homem que eu amo. Esse sentimento é renovado, pouco a pouco a cada dia, a cada beijo, a cada sorriso, cada aprendizado. Deus, sou grata. Imensamente e para a eternidade. Que presente, que oportunidade, que dádiva é ser mãe da Maria Clara. Abençoa, Senhor, as famílias. Abençoa a minha. Feliz aniversário, Maria!

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Um Mês sem tetê

Essa é uma das primeiras fotos dos olhinhos da minha pequena me fitando enquanto eu era seu alimento. Hoje faz um mês que, finalmente, atingimos o desmame definitivo.
Foram 1548 dias! Um sem número de mamadas, muito choro, imensa alegria, medo, decepção, julgamento, palpilltes não solicitados, empatia, falta de empatia e MUITO AMOR.
A despedida não doeu, nem na alma, nem no corpo, porque foi suave, linda, amorosa, natural.
Estivemos e continuamos juntas, mas agora somente alimentando a alma e o coração da outra.
Que dias felizes a amamentação me proporcionou.
Que lembrança linda.
Com saudades, mas muita gratidão, me liberto, te liberto.
Voe alto, minha pequena. Eu estarei sempre aqui aplaudindo, observando e rezando por você. 
#amamentaçãoprolongada #amamentacaotardia #soualimento #gratidao #maeefilha

sábado, 10 de julho de 2021

14 dias sem tetê

Hoje rompemos a barreira de 14 dias sem tetê. É o maior período que a Maria já atingiu sem pedir pelo meu leite. Foram 4 anos, 1 mês e 11 dias de entrega, sem ter o controle total sobre minhas roupas, sem poder me ausentar, sendo alimento, acalento e colo sempre que minha filha pedia. O desmame natural foi um bálsamo para mim e para ela. Fomos nos despedindo daquilo que sempre foi só nosso aos poucos. As dificuldades foram superadas com muita dedicação e muito, mas muito amor. 
Eu quase desisti. 
Palpites desnecessários, incômodos e desprovidos de qualquer empatia foram devastadores no início, mas graças a tudo que estudei na gestação e ao apoio do @marcos_bremer tudo fluiu. Nos adaptamos à volta ao trabalho, à escola, comemoramos a independência cada vez mais gritante e o crescimento do bebê que agora é uma linda menina. Foi com dor, com amor, com garra e com fé que chegamos até aqui e unidas seguiremos. Eu te amo, Maria. Obrigada por tudo e por tanto. Que Deus te abençoe sempre.

domingo, 26 de julho de 2020

Sharing is caring

Hoje a Maria veio com 3 pães de queijo da casa da vovó, que tinham sido trazido pelos dindos. Chegou aqui e falou que era um dela, outro pro do papai, outro da mamãe. Por mais que eu insistisse ela se negou a comer os outros dois, dizendo que era um para cada um. E assim foi até que se distraiu e tomou seu café, tendo deixado os tais dois pãezinhos para trás. Ela queria mais, era nítido. Mas comeu  sua "parte" e fez questão de dividir porque é isso que ela acha correto. Eu agradeci, dei um beijo, falei que a amo e que naquele momento eu estava satisfeita, mas queria que ela comesse. No fim ela acabou comendo um a mais e dando o outro para o Alfredinho, "porque dividir é o certo". #muitoamor #sharingiscaring❤️ #share #dividir #criancas

Dia das avós

Eu sempre tive certeza que meus filhos teriam os melhores avós como eu tive. Meu avô foi a minha pessoa preferida no mundo por toda minha vida, aquele que tinha todo o tempo do mundo para mim, fazia todas as minhas vontades, achava lindo tudo o que eu fazia. Minhas avós sempre foram muito carinhosas e eu desejava que os filhos que eu um dia tivesse pudessem sentir esse amor. 
Infelizmente Deus tinha planos diferentes, levou meu pai quando eu estava grávida de 3 meses,  o que tirou da Maria a oportunidade de ter dele um colo e teve dr todo o amor que eu tive do meu avô. 
Mas como a Maria é muito amada, Deus deu uma dose a mais de doçura, amor e carinho para a vovó, para que ela pudesse amar por 2.
Minha mãe mudou de vida no meio de uma pandemia só para estar perto da neta e poder estar presente nas "festas de pijama", picnics, aproveitar e conviver com ela, ver sua preciosidade crescer, sentir seu cheirinho, ouvir sua voz e receber todo o amor que a netinha tem por ela.
Eu adoraria ter meu pai aqui participando de tudo isso,  tenho certeza que ele seria um grande avô.
Mas apesar de meu desejo não ter sido concretizado, a felicidade não nos abandonou porque temos uma aos outros e nossa vovó está a poucos passos de distância, junto de nós em todos os momentos. 
Na foto, a inauguração da cama nova da Maria, no quarto rosa, nossa primeira festa do pijama.
Feliz dia das avós, Maria Ângela Brassanini Centa.
Amamos você.

sábado, 16 de maio de 2020

Lockdown

E quando acabar o lockdown?

Quando os governadores finamente libertarem você de sua prisão, como será sua vida?
Você estará livre? Estará seguro?
Voltará a trabalhar portando um frasco de lysoform como arma?
Usará faceshield?
Ou estará seguro porque finalmente o seu governante disse que está na hora de voltar a trabalhar?
Quando será possível finalmente olhar seu semelhante como um ser humano e não como agente transmissor de um vírus letal?
Quando seremos capazes de visitar nossos avós? Quando eles tiverem morrido de tristeza, nos amontoaremos para chorar em volta de seus caixões?
Por quanto tempo manteremos esse espírito de avestruz? Fugindo para debaixo de nossos cobertores enquanto a vida passa ao longo?
Morrendo de medo de uma doença?
Até quando nossos abraços serão substituídos por olhares distantes por meio a grades de portão?
Retomaremos nossa vida como? Quando?
Não será tarde demais?
Será que até lá não teremos laços rompidos, casamentos desfeitos, desemprego, empresas fechadas, depressão, tristeza, desnutrição, pobreza, morte?
Até quando brincaremos de casinha enquanto mulheres e homens são obrigados a trabalhar para suprir as NOSSAS necessidades sem terem no mínimo o apoio de uma escola para deixarem seus filhos em segurança?
Vamos assistir lives, fazer exercício em casa e fingir que estudamos até quando? Essa falsa normalidade está enganando quem?
Quando acabar o lockdown, o vírus continuará aqui. E você, ficará em casa, assustado como um filhote abandonado até quando?
Vamos brigar de avestruz ou vamos à luta como HOMENS e MULHERES?
Por aqui mantemos fé, racionalidade e muito amor.
Sem neura. 
Sem loucura. 
Hoje eu vi minha filha chorar porque ninguém viria comemorar seu aniversário com ela. Choramos todos juntos, mas graças a Deus nosso dia não foi só tristeza. Tivemos alegria, amor e fé na vida.
Meu semelhante não é um mero transmissor de um vírus. 
Eu respeito a gravidade da situação, mas sem loucura.
A vida continua e precisa seguir.
Nossos antepassados não lutaram de pijama. Enfrentaram suas dificuldades com coragem, sem fugas. 
Acima de tudo,  o importante é a família e o amor que nos une.

3 anos!

3 anos! Um aniversário em meio a uma pandemia, com as famílias infelizmente afastadas e o medo rondando a maioria dos lares, mas nem por isso menos feliz. 
Hoje a Maria recebeu muitas mensagens lindas, vídeos, áudios, lembranças maravilhosas que guardaremos com muito carinho para ela.
Maria, meu amor, que sua felicidade se multiplique, sua alegria contagie sempre e que você possa sempre manter sua fé e espalhar amor.
Você mudou nossas vidas, nos deu motivos para sorrir, progredir e para amar mais e melhor.
Não lembro como era minha vida antes de você, mas com certeza tudo ficou melhor quando você chegou. 
Você preencheu nosso mundo de cor de rosa e tornou tudo mais bonito. 
Eu te amo.
Feliz aniversário!